-
Arquitetos: Bornstein Lyckefors
- Área: 219 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Erik Lefvander
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Radal é uma casa independente localizada em Långedrag, a oeste da cidade de Gotemburgo, Suécia. O nome do local foi registado pela primeira vez em 1766, referindo-se a uma aldeia pesqueira a oeste da cidade. A grande febre do peixe arenque do final do século XVIII contribuiu para o desenvolvimento da aldeia. Mas foi só depois que o bonde elétrico foi estendido para oeste, em 1908, que um maior número de casas começou a aparecer na área, algumas luxuosamente projetadas por arquitetos e outras menores autoconstruídas.
O ambiente é caracterizado por pequenos lotes urbanizados rodeados de jardins e parques. Ao lado de tal parque, na encosta da Colina Osberg, o editor de notícias marítimas Fritz Schéel ergueu uma casa em 1915. Um jardim semelhante a um parque também foi construído ao redor dela com vista para a paisagem.
A Casa Radal fica em um sub-lote da Villa Schéel. A casa sobe a encosta norte de Osberget e termina em uma área cercada por carvalhos. O volume tem um térreo em tijolo e um segundo nível envidraçado com vista para a paisagem. O telhado se projeta do envoltório e segue o ângulo do terreno. Entra-se pelo norte da casa por um pequeno hall até um salão central. Os quartos circundam a sala e uma escada em forma de átrio traz luz ao térreo.
O segundo nível, que contém a cozinha, uma segunda sala, varandas e terraços, é como uma ponte de comando: quase totalmente envidraçada para criar amplas vistas e contemplar a paisagem circundante. Os quartos são interconectados horizontalmente, mas variam em seção, com estruturas de teto desalinhadas com os ambientes internos. A intenção é alcançar uma riqueza espacial com variação interna e externa.
Os materiais de construção foram selecionados para o clima rigoroso da costa oeste sueca. O exterior é feito em gesso natural cinza, os terraços e os tetos exteriores são revestidos com pinus tratado termicamente e cobertos com aço galvanizado. O interior da casa é de cor cinza contínua, com piso de concreto polido e paredes e tetos revestidos por placas compostas por uma mistura de aparas de madeira e concreto.